O deserto do reencontro



A questão é muito séria que se avizinha, o guerreiro em uma hora tem que aceitar tal questão, ele então deverá afastar-se de tudo e de todos, exatamente todos, se tornando como nuvem, e sendo assim, como dizia Don Juan, matará a sua história pessoal.

A história pessoal é um conjunto de coisas tão pesadas que torna-se uma prisão sem grades, um aprisionamento do ser em possibilidades antevistas de acordo com as relações, pessoas próximas, repetições sentimentais, repetições de dramas e de alegrias, um conjunto que envolve a história social e a história íntima.

Nenhuma delas é verdadeira, ambas são forjadas como aparências que acabam encobrindo a verdade: o véu é tecido por cada um...

Uma parte da história pessoal é a história íntima, a que guardamos só para nós, aquela que acreditamos mais fielmente ser verdade, aquela que nos entregamos na intimidade, naquilo que acreditamos serem nossos sonhos, nosso eu verdadeiro, mas isso também é uma construção.
Uma parte mais fácil de detectar o logro é a história social, aquela montada para a sociedade, para os outros, para fora. Esta é mais facilmente visível como ilusão, claro que todos sabem forjar papéis para cada situação da vida, para cada ocasião, como são as roupas, prontas para cada evento ou festa que iremos no dia.

Mas todas elas são ilusões, o que somos na verdade é uma composição de uma trama, uma trama de filamentos energéticos que trazem consigo histórias de seres que compuseram antes de nós. Somos a somatória de todos estes seres. Gosto bastante da analogia de Nuvem que Passa, aquele velho guerreiro dizia que somos como um tapete, quando morremos e permitimos a nossa dissolução, somos desfiados e estes fios vão juntar-se ao novelo do grande tecelão cósmico, que os juntará com outros fios e criarão novos seres: humanos, cavalos, sóis, planetas, estrelas, inorgânicos e orgânicos de toda a sorte.

Olhar para dentro de si é voltar a máxima do "conhece-te a ti mesmo" e conhecendo cada aspecto do ser, saberemos o que realmente somos: um conjunto de experiências regidos pelo brilho ou opacidade de uma consciência.

Já dizia Don Juan que somos um emaranhado de filamentos de luz, estes filamentos são esses fios tecidos no ser que hoje somos. A nossa consciência é dada pela intensidade do brilho do ponto de aglutinação, que por sua vez determina a nossa percepção de mundo. Podemos dizer então que a percepção é uma composição do ponto enfatizado dentro de nós somado à nossa consciência. Mas a questão central é saber o que movimenta esse ponto de aglutinação, e mais ainda, como fazê-lo deliberadamente, com a força da própria consciência e não regido por fluxos externos de inconsciência.

Acostumamos e domesticamos, além de aceitarmos a domesticação de nosso ponto de aglutinação para perceber o mundo de uma certa forma e para reagir de uma determinada forma diante de determinadas situações, isso é o condicionamento. Somos condicionados diante de estímulos e respostas, de punições e recompensas e com isso acostumamos a sermos o que "devemos ser" diante de certas situações sociais ou diante de certos dilemas pessoais.

A história pessoal se torna um manual de vida no começo, depois uma lei, depois uma corrente e um chicote que impõe que as condutas sejam tais e quais ensinadas ao longo da caminhada.
Romper com esse manual une-se a indissociável necessidade de se conhecer, saber de onde foi gerado cada condicionamento, cada laço que prende a percepção e o ponto de aglutinação em um determinado aspecto de nosso ser total.

Descobrindo a origem de cada condicionamento conseguimos desatar os nós, pois chegando a origem descobrimos que o que parece real é irreal de todo, é um fantasma sem forma e sem possibilidade de nos ditar nada, exatamente nada.

Quando rompemos os laços, e só rompendo os laços, conseguimos ver o nosso ponto de aglutinação livre e conseguimos explorar os outros aspectos interiores de nosso ser, explorar diversos pontos de vista do mundo, explorar os outros aspectos de nosso ser interior, e só conhecendo todos os aspectos, livres do condicionamento social, estaremos dando o primeiro passo rumo à liberdade de fato.

A prisão é então não um fato externo, a prisão é interna, cada um forja a própria prisão, dia a dia, condicionando-se para a sociedade e para si mesmo, forjando mentiras, falsos laços, falsos sentimentos, e escondendo a possibilidade de exploração de nosso ser total interior.

Temos que entender cada aspecto, os que nos pareçam bons, os que nos pareça ruins, temos que descer ao inferno que reside dentro de cada um de nós, subir ao céu e ver que tudo isso são valorações sem sentido que respondem a estímulos sociais condicionantes de recompensas e castigos. Ligamos o que é condicionado socialmente como errado a um castigo e a algo mal, e isso impede que exploremos este aspecto, e fazendo isso estamos matando uma parte dentro de nós mesmos. O exercício é conhecer-se e permitir-se, conversava isso com uma amiga recente, e lembre dos ensinos de Don Juan, de Budha e a vinculação entre eles foi de uma clareza sem igual.

Ontem entendi isso, três aliados me informaram isso em um sonho, estes seres me mostraram com uma clareza sem par o que estava na cara, o que uma amiga conversava comigo, temos que seguir um caminho. Eles me apontaram e eu não entendi porque, e se seguisse cegamente estaria mais uma vez seguindo um condicionamento, mas a questão foi além.

Eu entendi que temos que seguir um caminho solitário até nos entendermos, e só estaremos prontos a conviver uns com os outros quando realmente estivermos dispostos a nos conhecer em nossa totalidade. A nossa totalidade reconhecida nos dá a liberdade, e quando estamos completos paramos de despejar expectativas e frustrações nas outras pessoas, entendemos que o trabalho é de cada um dentro de si.

As pessoas digladiando-se, as pessoas idolatrando umas as outras, as pessoas seguindo mestres, estas pessoas todas são incompletas, tanto as que ensinam quanto as que estão a aprender, são incompletas pois não se ensina a viver, não se aprende a viver, apenas se vive, e todo conhecimento é dentro de cada um de nós. Conhecer-se acalenta o buraco de cada ser humano, aquele buraco que afoga as pessoas, aquele buraco que causa depressão, aquele buraco que faz uma pessoa pensar ser especial e diferente das demais. Conhecer-se faz com que saibamos que todos tem seus aspectos desconhecidos e projetam este desconhecido nos demais: projetando admiração, dor, tristeza, rancor, inveja - todos aqueles processos que na verdade são um extravasar dos seus desconhecidos internos.

O tempo deste caminho se chega, o tempo em que outros mestres como Jesus, Budha, Don Juan se afastaram de todos e isolados de todos reconectaram-se a si mesmos, e só assim puderam estar completos, e só completos puderam estar livres para realmente manter uma relação direta e sincera com as demais pessoas e energias todas deste universo....

Comentários

  1. Palavras que clareiam o meu caminho...gratidão!

    ResponderExcluir
  2. Ás vezes, tudo que precisamos é nos reinventar dentro dessa jornada, e continuar a seguir nosso caminho do coração... Seja ele qual for...

    ResponderExcluir
  3. Sim.... essa questão de livrar-se da história pessoal tem haver de deixar de seguirmos a voz silenciosa do conssiente coletivo aonde tudo foi condicionado em forma de propanda que manipula os desejos das pessas a segurem aquilo que eles achem melhor... o livre arbitrio só acontece quando nos apercebemos de nossas correntes e descontruimos ela com. a forca da percepção clara . comprendendo que aquilo que nos acostumamos em primeiro momento como verdades e valorado com a forca da crenca é na verdade socialmente construido..... É a forma de nos guiarem para onde eles quiserem... a liberdade consiste pois ma capacidade de perceber as coisas de forma autentica , sem os filtros da mente que foram artificialmemte construidos e nos permitir perceber com os olhos internos, livres e que se extendem de dentro praf fora e nos cria oasis de percepção pura que pode se expandir indefinidamente pelo espaço do presente rumo ao novo....

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado, Vento. Relevante abordagem.

    Talvez, para dissipar nossa estória pessoal, nem precisemos chegar ao ponto de largar tudo e virar ermitão, ou de, disfarçado numa nova identidade, se mudar para uma hospedaria de quinta categoria na zona portuária. A estória muda é quando a presa percebe o predador.

    O senso comum é produto da mente social e esta é repleta de instalações implantadas, ditas alienígenas na linguagem forte do nagual; sejam elas oriundas de outra galáxia, outra dimensão ou até engendradas por aqui mesmo por um marqueteiro competente, um carismático astro dos esportes ou da música, um político manipulador das massas ou qualquer outro desses vetores mentais já aliciados para nutrir a mente forânea.

    Sustar rotinas através dos não-fazeres, desde variar os caminhos usuais, inverter o uso das mãos, andar de costas, desligar a TV exatamente no momento em que o apresentador finalmente vai dar aquela notícia sensacional anunciada desde o primeiro bloco (intencionalmente aprisionando nossa atenção)... eis os primeiros passos que vão afrouxando, pouco a poco, os nós que nos prendem à nossa estória pessoal de de zumbi ambulante. O eu verdadeiro, despertado pelo silêncio interior, espreita a mente de fora no decurso da recapitulação. Esta, não pode mudar fatos acontecidos mas muda a interpretação que fazemos deles, rompendo os compromissos nefastos que teimamos em honrar; uma verdadeira faxina mental. Disciplina neles!

    Raiugaf (26/09/2015, 98:58)

    ResponderExcluir
  5. Buenas hermano Vento recluso! Como anda essa luta meu camarada? Novas descobertas, novo entendimento direto? Maior aprimoramento? Quedas, esquecimento, rotina, palavras?

    Abraço, hermano!

    Léo (24/10/2015)

    ResponderExcluir
  6. Hermano estamos de volta, abraços.
    Darion

    ResponderExcluir
  7. Muito bem-vinda e interessante sua confirmação hermano!
    Justamente dia 29, tomei uma decisão em relação a ida a uma montanha de muito poder, onde há muitas forças atuando.
    Decidi não ir depois que algumas indicações e ocorridos confirmaram um sentimento que eu relutava em apreender.
    Essa decisão tirou peso enorme e parece ter desfeito um nó que atava a fluidez do meu ser. As coisas pararam de dar tão errado, de lá pra cá.
    De forma que, quando li sua resposta a 3 dias atrás, foi exatamente essa sensação que tive: estou de volta...de volta de uma viagem que nunca começou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 29 foi de grande poder, um dia de grandes decisões e grandes guinadas de rumo, algumas coisas sobre cada um de nós devem ser compreendidas, devemos entender com perfeição o que brota de nosso interior e porque brota, cada pedacinho de nós precisa ser entendido, e não domado. O entendimento pleno é a compreensão das partes que nos fazem ser o que somos, entendendo cada uma delas e entendendo a nossa totalidade estamos nos preparando para o início de uma grande caminhada que seguirá passo a passo. Vejo que muito do que achamos ser a caminhada por esta senda é apenas o prelúdio de uma caminhada, aos poucos vamos entendendo, se persistirmos, se não cairmos.

      Um abraço aos Hermanos Léo e Dárion.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigado por partilhar do intento da transformação global

As mais lidas (se gostas de multidão)

A mariposa, a morte, e o espírito

O fim da linhagem de Don juan, a prisão de Castaneda e o legado das bruxas

As dúvidas na caminhada: entre ser tudo e não ser nada