Capítulo 3 - O Centro para Decisões




Caros colegas, segue o terceiro capítulo da tradução do referido livro, apesar das considerações feitas aqui nesta postagem (ver considerações) ainda acredito muito no poder que tem esse livro em especial, mesmo com as similaridades que ele tem com o livro Passes Mágicos. Colocarei aqui, na continuação desse intento, a tradução dos capítulos que se seguem.
Intento guerreiros.


O segundo tema de grande interesse dos feiticeiros do México antigo era o centro para decisões. O cerne dos resultados de suas buscas práticas, foi encontrar o local de energia que leva o homem a tomar as suas decisões, um ponto em “v” que se localiza na ponta dos ossos do externo, na base do pescoço. Eles viram que o ponto é um centro de energia extremamente sutil, composto por um tipo de energia que eram incapazes de definir porque estava além de qualquer definição. Mas o que não deixava dúvidas era do impacto que advinha daquela energia. Eles afirmavam que aquela energia específica ia para fora daquele centro muito cedo nos homens e nunca retornava para ele, privando os seres humanos de algo que é mais importante talvez do que a energia de todos os outros centros combinadas.
Os feiticeiros haviam notado através dos séculos, a incapacidade que tinham os seres humanos em tomar decisões. Haviam observado que os homens criavam gigantescas instituições que assumiam a responsabilidade de tomar decisões por eles. Concluíram que o homem não decidiam as coisas por si mesmos, elas eram decididas pela ordem social sendo deles apenas o papel de cumprir as decisões tomadas em seus nomes.
Para eles o ponto v na base do pescoço era um lugar de tamanha importância que apenas em situações muito especiais era tocado, e quando era feito, sempre era por outra pessoa, com a ajuda de algum objeto e seguindo a um procedimento ritual. Don Juan Matus me dizia que eram utilizados com essa finalidade objetos de madeira dura, bem polida ou até ossos polidos de animais e até mesmo de seres humanos, esses objetos eram redondos e do tamanho perfeito para se encaixar no buraco na base do pescoço. Esses objetos eram usados para exercer pressão nas bordas do ponto. Don Juan disse que esses objetos eram usados também, muito embora mais raramente, para massagear-se, da mesma forma que hoje estimula-se os pontos de pressão em certas massagens.
 - Como eles descobriram que esse ponto na base do pescoço é o centro para decisões? Perguntei a ele.
 - Cada centro de energia no corpo, - disse ele,  - tem uma concentração de energia específica, um tipo de vórtice energético, como um redemoinho que parece girar em sentido anti-horário, na perspectiva do observador. A força de quaisquer desses centros depende da força desse movimento. Se ele se move de forma lenta ou está quase estagnado, isso significa que esse centro está esgotado, vazio de energia.
Don Juan explicou que existem seis vórtices maiores no corpo do homem, todos eles podem ser manipulados. O primeiro se localiza na área do fígado e da vesícula biliar, o segundo está na região do pâncreas e do baço, o terceiro fica na área dos rins e glândulas supra-renais e o quarto ponto fica exatamente no ponto em v na base do pescoço. Este último centro, na base do pescoço, tem uma qualidade especial de energia que os videntes percebiam como sendo transparente, uma substância aquosa de uma qualidade tão fluida que parece um líquido. Falou ainda que a aparência aquosa da energia é uma marca de sua qualidade, filtrando toda energia que fica ali, separando de todas elas apenas a parte delas com essa característica líquida. Esta característica  é uma qualidade única deste centro. Continuando a explicação, me disse que o quinto centro só pode ser localizado nas mulheres, sendo localizado na área do útero. Falou que em algumas mulheres o útero parece ter uma energia também fluida, servindo como um filtro natural que separa a energia supérflua, ms nem todas as mulheres tem úteros com essa características. Existe ainda um centro que fica localizado acima da cabeça, uma energia que os feiticeiros de antigamente não lidavam diretamente. Cada um dos passes mágicos tem a ver com algum desses cinco centros, mas nunca se relacionam com a energia do sexto centro.
 - Porque essa discriminação, Don Juan? – Perguntei.
 - Esse sexto centro de energia – disse ele – não pertence ao todo ao homem. Nós, os seres humanos, estamos sitiados, por assim dizer. É como se esse centro tivesse sido invadido por um inimigo invisível. A única forma de vencer esse inimigo é fortalecendo os outros cinco centros.
 - Não é um pouco de paranóia da sua parte dizer que estamos sitiados, Don juan?
 - Bem, até que pode ser para você, mas não o é para mim. Eu posso ver energia diretamente, e posso ver que a energia que está no centro acima da cabeça não flutua como a energia dos outros centros. Ao contrário, ela se move para frente e para trás, de modo que nos parece muito estranho e repugnante para nós.
 - Vejo também que os feiticeiros que conseguiram vencer a mente, que eles chamam de instalação alienígena, voltam a ter a flutuação desse centro exatamente como é a flutuação dos outros centros do corpo. A rotação do centro para decisões no homem é a mais débil de todas. Por esse motivo que o homem nunca pode decidir nada. Os feiticeiros viram que depois de praticar certos passes mágicos esse centro volta a ficar ativo e então conseguem, certamente, tomar as decisões que desejem tomar, quanto antes não podiam decidir nem mesmo ir a uma esquina.
Don Juan colocou uma grande ênfase no fato que os feiticeiros tinham uma grande aversão, beirando a fobia, em tocar a base de seus pescoços, no ponto em “v”. A única maneira de aceitarem qualquer interferência nesse ponto era através dos seus passes mágicos, que forma especialmente projetados para revitalizar a energia que era dispersada desse centro. Dessa forma, eles eliminavam quaisquer dúvidas em suas tomadas de decisões, exatamente porque as dúvidas são um produto  da dispersão natural da energia desse centro causada pelo desgaste de energia do dia a dia.
A idéia geral que esses homens tinham era que o corpo humano, quando visto pelos videntes, é uma unidade de energia selada, com diversos campos energéticos em seu interior, nenhuma energia pode escapar desse invólucro. Para os feiticeiros da linhagem de Don juan, o sentimento de esgotamento energético, que todos nós experimentamos em um momento ou outro, é o resultado da dispersão energética da energia contida nos cinco centros energéticos do homem. Os feiticeiros acreditavam que a energia era expulsa para as bordas de nosso ser luminoso. Quando os feiticeiros antigos se referiam aos limites de nosso ser, falavam da forma que percebiam os seres humanos, como conglomerado de energia com a aparência de um ovo luminoso. Eles consideravam que esse ovo luminoso é o nosso verdadeiro ser total, que para eles é uma unidade irredutível em termos energéticos.
 Em outras palavras, eram capazes de extender os limites de suas percepções ao ponto de conseguir perceber a energia diretamente como ela flui no universo. Em tais condições, os homens são vistos como esferas luminosas, essa é uma visão absoluta, livre de interpretações, onde a totalidade energética dos feticeiros é utilizada para perceber energia diretamente no universo.
Aqueles feiticeiros compreendiam qualquer sensação de ganho de poder, como sendo uma concentração de energia nos centros energéticos já mencionados. Chamavam essa manobra de “redistribuição energética”. Eles usavam esses passes mágicos para poder realizar essa distribuição, já que a sua efetividade havia sido comprovada por milênios. A Tensegridade, a versão moderna desses passes mágicos, tem como objetivo alcançar a mesma meta, qual seja, a redistribuição da energia dispersa, mas livre de toda a imposição ritual dos feiticeiros.

Comentários

  1. Executei los Passos de Poder, entrei na 2ªatencion e organizei-me para el ensueño, com os pés fora da cama, la cabeça voltada para el leste y deitado sobre o lado direito. Utilizei ainda duas piedras amazonitas para intensificar el ensueño, com el devido intento de encontrar Vento que Sussurra. Tive un sueño bizarro. Um tunel apareceu diante de meus ojos e sem hesitar mergulhei nele. Soube logo que estaba en el mundo das sombras. Lá deparei-me com ums coluna enorme que apesar de não vê-la conseguia sentí-la. Passei un tiempo considerable esperando algo acontecer. Senti que aquela coluna tinha uma identidade: el numero 48. Estou intentando decifrar. Penso que sea un aposento,criado por el proprio intento.
    Uma sala de encontro nos sueños?
    Abraços. Naian.

    ResponderExcluir
  2. Olha Naian, esse seu preparo é já em si uma aula para os que querem entrar no sonhar. O leste é minha direção de força, sabe, coisas do espírito.Impressionante o que disse, pois antes de ontem tive uma grande interação no mundo das sombras quando te procurei. EU chegava até as Sierra Madre, eu estava em uma casa pequena, numa região deserta, então eu via uma figura negra, uma coluna também, eu chegava ali perto e tudo ficava escuro então que um inorgânico vinha para o meu lado e pela segunda noite seguida me descarregava uma quantidade imensa de energia, eu ficava enjoado e o sonho virava um negrume sem fim. O interessante Naian, é que acordei com o pulso esquerdo inchado, mas sem nenhuma dor física.

    Estamos chegando no mesmo lugar, obras do espírito.

    Intento

    ResponderExcluir
  3. Vento,
    engraçado la sincronicidad das coisas. Estava loco para llegar al colegio onde trabalho y entrar en contato. Nuestro ponto de encaje esta sendo atraido para aquella region por alguma razon. Com certeza estamos cambiando energia pura com aqueles seres para que nos acostumbremos con aquella region e tenhamos mais fixaccion, no rigidez, y possamos passar mais tempo lá. Creo, las descargas energéticas, nos deixam estraños, porém mais fuertes, pois senti una sensação similar. No percamos el foco de nosso intento y continuemos a intentar nuestro instento. Naian. In lak´ech ala kín.

    ResponderExcluir
  4. Vento ewncontrei alguma coisa en portal para infinito:
    " Dom Juan ria tanto que as lágrimas lhe corriam pelas faces. — Por que essa gente tem formas diferentes? — perguntei. — Têm mais poder pessoal — respondeu ele. — Conforme pode observar, não estão presos ao solo.
    — O que lhes deu essa leveza? Já nasceram assim?
    — Nós todos nascemos assim leves e saltitantes, mas nos tornamos presos à terra e fixos. Nós nos fazemos ficar assim. Portanto, talvez possamos dizer que essas pessoas têm formas diferentes porque vivem como guerreiros. Mas isso não é importante. O que tem valor é você ter chegado até aqui. Chamou 47 pessoas e resta apenas mais uma para que se completem as 48 originais.
    Lembrei-me naquele momento que anos antes ele me dissera, falando sobre feitiçaria do milho e adivinhação, que o número de grãos de milho que um feiticeiro possuía era 48. Nunca explicara por quê. Tornei a perguntar:
    — Por que 48?
    — Quarenta e oito é o nosso número — disse ele. — É isso que nos torna homens. Não sei por quê."
    Porta para o Infinito, pág. 38

    Naian.Abraços
    PS:48 también es el numero de faixas de emanações da Aquila.

    ResponderExcluir
  5. Vento, ventania, entre espacios de tempo libre, posso fugir un poco da rotina del trabajo. Hace tempos encontrei um documento:
    "Dominio da consciencia."
    de Flavio Flora" (FFLORION).
    Un trabajo mui serio que não pode faltar a aprendizes sérios y es mi deseo compartilha-lo como buscador. Naian

    ResponderExcluir
  6. Caro Naian, se puder compartilhar o documento, tenho a certeza que será de grande ajuda.

    Inclusive podendo ser compartilhado com os que por aqui passam.

    ResponderExcluir
  7. Naian, já encontrei, agora vou verificar o texto e postar aqui o encontrado.

    Obrigado pelas indicações no caminho, essa estrada do conhecimento se faz realmente assim, compartilhando.

    ResponderExcluir
  8. Vento,
    Ontem a tardinha fui a un estacionamento defronte al mar.Durante a semana pouquissimos carros en um espacio enorme. Executei alguns Passos de Poder(digo de Poder para no pensarem otra coisa, hi,hi,hi) e en seguinte utilizei la tecnica de para el dialogo interior. Grandes caminadas também y como aprendi, consiste em visualizar un ponto a uns cinco centimetros arriba de la linea do horizonte e envesgar los ojos intentando segurar la imagem formada entre las duas otras. No hace mal algum. Permaneço envesgando, hasta ouvir un zumbido continuo como una cigarra eletrica mui sui generis e alguma coisa pulsando en la boca del estomago, proximo al osso externo. Podemos hasta ver los pontos de vitalidad riscando el horizonte en su vida efêmera. Cuando entre na zona del silencio interior, do nada, la voz feminina me falou:
    - Agora, seu camarada (Vento) e você estão travando um verdadeiro Diálogo de Gerreiros.
    Instantaneamente sorri e agradeci or estarmos en la misma senda del guerrero no camino del conocimiento. Como lo dije D.Juan:
    La clave mágica para entrada na 2ª atenção és parar el dialogo interno daí para frente é com o guerrero. Ele age de acuerdo con sus predileções.
    Mui, grato y tenha um bom dia. Naian. In lak´ ech ala kín.
    * * *

    ResponderExcluir
  9. Impressionante amigo Naian. COstumo caminhar com os olhos envesgados também, ainda gosto de contemplar as plantas com os olhos assim, fica mais fácil a entrada no silêncio e na segunda atenção. FIco feliz em atender aos agouros do espírito que me levaram a interações mágicas que estão se fazendo com verdadeiros guerreiros. Assim como você, caminhar com os que compartilham do empreendimento da liberdade é revigorante do caminho que seguimos.

    Acenamos ao espírito e ele nos retribui ao aceno abrindo os caminhos.

    Feliz dia!

    ResponderExcluir
  10. Como lo dije una bruja amiga minha. Bridgitte:
    - Um homem determinado abre caminho para sí próprio. Um Guerreiro impecável abre camino para os demais.
    Abraços. Naian.
    * * *

    ResponderExcluir
  11. Pelo Amor di Dios, no san agouros y si Presságios, irmão. Yo tambien confudia estas palabras.
    Naian

    ResponderExcluir
  12. KKKK, tá certo, mas no fim são palavras...

    ResponderExcluir
  13. Tu trabajo en la traduccion está mui bueno! Sin querer estamos asta aprendendo a conviver com palavras di brujos en el mundo mundano. Voy aproveitar este espacio de tempo:
    Un passo para energização de nossos centros energeticos´que me gusta mucho praticar és despues que paro el dialogo interior:
    Miro para el Sol. (o horário és mui importante para no queimar la retina or no provocar lesões. El horário mejor és las 5:15 or 17:15 más ou menos: Miro para el Sol. Começo a girar el olho esquerdo en sentido anti-horário, intentando puxar con el mismo, los filamentos energéticos do Sol y através de la inspiraccion faço percorrer através de mis orgãos internos visualizando el dolrado do Sol circulando por mis orgãos internos e la expiraccion jogo las impurezas fuera.
    Fazem muchos años, más de dez, que ya no tiengo doenças como gripes or viruses. És um Paso de Poder mui fuerte.
    Ps: la rotaccion del ojo esquierdo tienes de ser en sentido anti-horário (contrário ao movimento dos punteros del relógio) para puxar la energia dos filamentos del Sol.
    Fortaleza, para nossotros, irmão. Mui grato. Naian.
    * * *

    ResponderExcluir
  14. Muito bom Naian, vou fazer dessa forma, pois eu o praticava girando a cabeça para esquerda e direita, com efeitos impressionantes em termos de vitalidade. Agora vou praticar desta forma e ver o que sinto.

    ResponderExcluir
  15. Hoje é dia de sonhar Naian, e a quem queira se encontrar, senti um presságio, hoje as 23:00 do horário de brasília nos encontraremos nos reinos da 2º atenção.

    ResponderExcluir
  16. Vento, irmão de batalha, ontem (30) en mi sueño fui ao mismo estacionamento em frente al mar onde sempre vou. Quando lá lleguei fui direto a um pinheiro con o qual tengo mui afinidade. Assim que a toquei , una torrente de imagenes mi assolaran. Ví que la enorme coluna en verdade era aquela árvore.Debaixo daquela arbol ela me habló sobre el viento Norte.No mesmo instante mi veio su imagen. Ela me dije que el viento Norte és el Vento que traz mensagens?! El más engraçado: yo no tinha consultado o blog e no tinha visto el comentário postado por usted. Sin querer executamos una manobra mui interessante. Te dije algo?

    ResponderExcluir
  17. Vento, algo me diz que una mujer del vento Norte, através de tu Blog.cruzará nuestro camiño. La muchacha, será mui bienvinda!
    Abraços do irmão, Naian.
    PS: espero retorno em breve.

    ResponderExcluir
  18. Naian, um dia um Nagual que já é um inorgânico me falou meu papel de mensageiro no grupo, o mensageiro do leste. Sabe Naian, eu sabia de nosso encontro sim, algumas coisas estão se reajustando entre nossa energia, talvez você e essa mulher sejam as peças que faltavam em um grupo que está quase formado pelo espírito. Vou consultar essa pessoas, e no silêncio terei o entendimento. Entanda amigo, somos 10 hoje, contigo e essa mulher seremos 12, com o casal de nagual do outro lado, que já são inorgânicos, seremos 14, um número que revela certas verdades para nosso grupo, múltiplo de 7 bem como o número que você viu, 49, são presságios de algo que está por acontecer.

    ResponderExcluir
  19. Vento,
    Mui agradecido por mi acolhida en el Grupo que está se formando. Fui guiado pelos designios del Espiritu hasta este Blog que a mi permitiu entrar en contacto com o verdadeiro espirito de guerreros na trilha del conocimiento. Sin mas delongas. Abraços para usted y los demás. Naian.

    ResponderExcluir
  20. Vento, gostaria de ratificar que el numero que senti al llegar proximo a coluna, foi 48. Mui agradecido,
    Naian.

    ResponderExcluir
  21. Vento, ventania, buenos dias,
    Los videntes son los que veêm além, los que sabem leer en las entrelinhas, y leram no contrato as minusculas letras, la opccion oculta del hombre, en el momiento de su muerte.
    Somos videntes da era nueva y gostaria de tocar num assunto. Carlitos várias vezes falou sobre un aspecto ulterior del camino del guerrero. Dizia el que estaba convencido cada vez más que el hombre tenia de seguir el camino del guerrero para evoluccion da propria raça humana. Populações inteiras partiram através del ensuenãndo juntos. Existem varias citas desde Viagem a Ixltan, a arte de soñar y en lado activo de infinito. Temos de desapegarmos no de nuestros viejos conceptos estabelecidos por la ordem dos inorganicos predadores.
    Naian.
    * * *

    ResponderExcluir
  22. Naian amigo, o que muito acreditava, no início de meu aprofundamento no caminho, que seria possível a transformação global, a massa crítica, mas cada vez menos acredito nisso. A jornada já é muito longa para nós mesmos, e para os pequenos grupos, quem saberá para os grandes grupos.
    Mas ainda acredito muito na força do nagual da Terra na condução da grande mudança da ordem estabelecida pelos antigos no pacto com os inorgânicos predadores. A Terra almeja o nosso retorno a era do silêncio se assim o for é possível a transformação global que eu tanto espero acontecer. Por enquanto seguimos os nosso rumos, sem saber ao certo nem de nosso sucesso na jornada, mas seguimos impecáveis pelo caminho, como guerreiros que somos.
    Caro amigo, seguimos nos encontros do sonhar.
    O número é 48, sempre é o número do nagual, mas um se assoma a ele fazendo um novo começo, gerando o 49 que é o 7 x 7 ou o novo início, esse é o símbolo dos novos guerreiros, Carlos trouxe o fim da linha e nós somos o começo de outra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por partilhar do intento da transformação global

As mais lidas (se gostas de multidão)

A mariposa, a morte, e o espírito

O fim da linhagem de Don juan, a prisão de Castaneda e o legado das bruxas

As dúvidas na caminhada: entre ser tudo e não ser nada