Espreitando a mente - O controle do guerreiro




Ando percebendo os diferentes pensamentos que tenho em minha mente superficial e minha mente ancestral, é um exercício de atenção e controle fantástico, de um poder extremo, e uma grande facilidade em ser feito. Com essa atenção chegamos ao segundo tópico que está nas mãos do guerreiro no início de sua caminhada. É interessante ver que o amigo Puri percebeu uma razão para todas as postagens que se seguiram, eu mesmo só me apercebi depois que vi o seu comentário, mas apareceu para mim na forma de um presságio. Em meu aparelho telefônico sempre deixo uma mensagem, que focaliza o meu intento, e agora eu estava colocando as duas ferramentas que o guerreiro tem a sua disposição quando começa a entrar no caminho que seguimos, a disciplina e o controle. Arduamente as postagens levam apenas a questão primeira, da disciplina, por algum motivo específico estava sendo levado pelos presságios, pelos desígnios do espírito a este tema, que de alguma forma desembocou nos últimos dias do meu ciclo, até a derradeira postagem que fiz, sobre as ferramentas da mente social, tema também recorrente, pois como óbvio o controle da mente emerge do perecimento da disciplina no guerreiro, são partes de uma balança, quando mais pesada uma, mas a balança pende para o lado que se pesa.

Contudo hoje, com os exercícios que me surgiram, que chamo de seguir os pensamentos, percebo agora a presença da segunda ferramenta em minha vida, e nos temas que aqui comungamos e discutimos, o controle. Por certo que o controle caminha de certa forma de mãos dadas com a disciplina, mas é um tema apartado, uma ferramenta que é descrita por Don Juan quando ele narra a sua entrada no mundo da feitiçaria, quando tinha a sua disposição, quando na fazenda do homem que o aprisionava, apenas estas duas armas do guerreiro. Controle é domínio, é consciência, é ser o proprietário de suas próprias capacidades, e dentre elas o pensamento e por que não a principal. Controlar o pensamento é a meta máxima do guerreiro, pois está no pensamento a forma mais eficaz de se perder energia. Com o pensamento somos incessantemente levados ao passado, ao futuro, a pensamentos torpes sobre temas que nos tiram de nossa realidade do agora, a mente nos faz flutuar no tempo, nos faz imaginar,e assim nos faz perder o momento mágico do guerreiro. O momento mágico do guerreiro é agora, sempre o agora, tudo pode acontecer agora, podemos abraçar o infinito agora, esse é o nosso presente, aqui está a nossa consciência. Controle é estar ciente do que somos, de que estamos e de que podemos, controle é saber usar da consciência do agora para realizar feitos mágicos. Um feito mágico para o homem de hoje é simplesmente estar consciente, isto, por si só, é um ato de extrema magia frente ao mundo social em que vivemos hoje.

Comecemos por nossas respiração, quem agora está consciente de sua respiração, ela está ofegante, tranqüila, cansada, lenta ou rápida. Pensando nisso, pensemos um pouco mais e veremos que alguma coisa nos está controlando, de forma inconsciente a nossa respiração. Já dizia Don Juan a Castaneda que uma série de forças nos estão controlando neste exato momento, e para que elas cessem só devemos ter consciência delas. Conscientes de nossa respiração retomamos o controle dela, e decidimos como fazê-la, começamos a utilizar as nossas ferramentas mágicas. A respiração é uma porta mágica para diversos mundos, acredito que já tenha escrito isso aqui neste espaço, e pretendo voltar neste tema com mais detalhes, a respiração em essência é a primeira coisa que fazemos ao nascer e a última que fazemos ao morrer, vamos do primeiro choro ao último suspiro e, em nossa grande maioria somos inconscientes durante toda a nossa vida deste ato mágico, a respiração.

Contudo, muito além da respiração voltamos a mente. Esta que nos suga grande parte de nossas energias disponíveis, que nos impede de sonhar o sonho dos feiticeiros, de acessar a segunda atenção, de ter o controle efetivo de nossa energia total. Essa mente começa a fraquejar quando recapitulamos, quando agimos com disciplina. Don Juan dizia que a disciplina transforma a energia que alimenta a nossa mente em uma energia não palatável a mente predadora, e dessa forma temos o controle de nossa mente verdadeira. Percebo isso agora, não por ser totalmente disciplinado, longe disso, apenas sou alguém que tenta caminhar neste sentido, percebo com a minha disciplina que consigo ver o jogo que joga a nossa mente social, que é a mente que cabe em todos nós, que nos deixa um produto facilmente previsível, com sonhos e desejos parecidos. Responder as determinações desta mente social é abrir mão do controle.

Então, caros caminhantes, percebo hoje todos os pensamentos que minha mente forma para tentar me aprisionar, é muito simples, é um ato de espreitar pensamentos e é incrível perceber que toda vez que espreitamos nossa mente social ela se encolhe, e encolhendo dá lugar a algo maior e mais forte, a nossa verdadeira mente. Consigo ver agora, em muitos momentos, o trabalho desta mente, a forma que ela tenta nos levar sempre a pensamentos sem energia. Nos leva a um ciclo de eventos de nosso passado, onde tendemos a estar presos energeticamente, dessa forma criando um vórtice energético que nos suga, nos deixa fracos. É comum vermos pessoas dizerem-se deprimidas, cansadas, pessoas saudosas ao lembrarem de seus passados, ao sonharem com o futuro. Percebo que estas sempre culpam o presente, nunca o hoje é tão bom quando o que passou, ou tão bom quando poderá ser, mas as pessoas se esquecem que estão deixando de viver a experiência máxima do hoje, e o pior, guiadas por uma mente que nem mesmo delas é, estão sendo consumidas vivas por uma mente que as destrói. Espreitar a mente é ter as rédeas dela, saber e controlar para onde ela vai. Vejo a minha própria mente tentar me levar, ouvindo histórias de conversas vejo minha mente me comparando hipoteticamente aquelas pessoas, utilizando a auto-reflexão, sempre me bajulando internamente, a minha mente predadora tende a reafirmar para mim que sou melhor, que faria mais, que seria mais eficiente, mas é tudo conversa fiada e quando percebo a manobra parece que a mente se assusta e some, desaparece. Então vem novamente e me leva a um evento no passado, tentando me dizer como seria bom se fosse de outra forma, ou que bom que era, então percebo outra manobra e ela mais uma vez se vai. Caros amigos, a sensação de espreitar a mente é maravilhosa, sempre que ela se afugenta sentimos vontade de sorrir, isso nos fortalece, parece que a nossa energia tende a crescer e como em um círculo, percebemos mais as manobras da mente e adquirimos mais controle.

Da mesma, forma espreitar a mente nos mostra outros artifícios desta para nosso esvaziamento energético. Percebemos quando a mente nos faz criar um sentimento forjado. A grande maioria dos sentimentos que temos é forjado, pois dependem para existir de pensamentos. Para termos raiva de alguém devemos pensar, a nossa mente predadora nos faz relacionar ações. Se alguém nos esbarra por exemplo, não temos raiva da pessoa pelo esbarrão, e sim pelo pensamento que a mente forja, é uma situação, e como qualquer outra é uma chance para mente predadora de nos sugar energia. Então é criada toda uma situação em que a mente diz que o esbarrão foi injusto, que você não merecia isso, que deveria ter tido mais atenção por parte da pessoa, que você não merece isso e por ai vai, se deixarmos a mente sem controle isso desemboca em uma explosão de raiva que nos consome a energia por completo, esbravejamos, brigamos, xingamos e um pequeno esbarrão se torna em uma grande vazão energética sem sentido, o que só alimenta a um interessado: a mente predadora.

Contudo guerreiros, já temos em mãos a primeira ferramenta, a disciplina e com ela, estaremos a todo momento conscientes das tentativas de nossa mente, e com isso adquiriremos o controle, e com o controle teremos a nossa disposição a segunda ferramenta do guerreiro no caminho a liberdade, o controle. Controlar a mente, a respiração a nossa vida é parte essencial na caminhada, parte essencial para quem quer reivindicar o controle total de sua energia, só com esse controle conseguiremos o nosso tão intentado objetivo, o da liberdade total.

Comentários

  1. Buenos dias Hermanos de Guerra,

    Uma voz insinuante,sutil e maliciosa. É assim que os predadores nos atacam com um papo de mercador. Foi isso que aconteceu comigo há uns dois dias.
    Estava indo de bus para o estacionamento a tardinha onde pratico os Passos de Poder.
    Sentado, dentro do ônibus ouvi um estalido no chão. Era um celular que havia caido no chão.
    - Pegue-o. É seu. Achado não roubado. - me falou uma voz que sabia não ser minha. Desmascarei-a como um raio e senti uma onda forte de energia me invadir quando nãoa atendí a voz forânea.
    Quando cheguei ao estacionamento comentei o acontecido com um colega. Adivinhem o que ele me falou:
    _ Se fosse eu teria pegado, afinal achado não é roubado.
    Fiquei pensando depois no desastre que aconteceria caso tivesse pegado aquela buginganga. Nunca tive um celular. Quando quero encontrar alguém simplesmente deslioo meu dialogo interno e penso na pessoa, então ela aparece, uma especie de telepatia. Já faz rempo faço isso. Nem me impressiono mais.
    Voltando ao assunto, D.Juan dizia um Guerreiro não é um tolo, nem doido de jogar fora fora tudo que levara anos para aperfeiçoar. Caso tivesse pego aquele celular estaria indo contra o caminho que tanto almejo, a Evolução. Me sentiria como se tivesse realmente roubado aquela porcaria.
    è assim. um exemplo real, próprio de como eles nos atacam. Saber distinguir a voz do Predador passa a ser uma arma do Guerreiro que se fortalece cada vez que o desmascara.
    Dárion 08:00 26/10/2011
    * * *

    ResponderExcluir
  2. Brigitte anos atrás me falou que uma das formas mais aprimoradas do Guerreiro combater a forma humana a qual estamos ligados aos predadores, é o ato de Retribuir ao Espirito do Homem. Disse-me:
    - O Ato de Retribuir ao Espírito do Homem, é um ato desbaratado para os predadores que ficam atordoados. Quebra a lógica da mente predadora que sempre espera que sigamos de acordo com suas ordens. Aquele ato antes de tudo é um ato mágico, de Poder, atender a um desígnio do Abstato.
    Dárion 08:15 26/10/2011
    In lak ech ala Kin
    * * *

    ResponderExcluir
  3. Uma outra coisa que devemos ter em mente é o controle de nossa auto-importância que nos destrói como Guerreiros.
    Na ruazinha onde frequento nas sextas e sábados para curtir um rock e em outros locais, muitos me admiravam e chamavam de Profeta, Pensador, até mesmo mestre, que eu tinha uma legião de seguidores. Bom que eu servia como um instrumento do Espirito e mostrava, não minha moralidade e sim minha impecabilidade. Isso saltava as vistas. Melhor ainda ser chamado de Mestre ou de Merda para mim não me afetava mais.
    Abraços Guerreiros
    Disciplina, Controle e Forte Intento.
    Tenham sempre em mente as maiores armas do Guerreiro no incio do treinamento(pois não se enganem estamos sendo treinados):
    Desapego, Humildade, Paciência, Disciplina e Auto-Controle.
    Dárion
    * * *

    ResponderExcluir
  4. Hermanos mais uma coisa. Fiquem atentos que quanto mais evoluimos no Camino del Guerrero, mais energia portanto somos atacados mais fortemente e a maneira mais eficaz para afastarmosa forma humana e trazermos de volta nosso corpo energético é a Retrospectiva (Recapitulação)
    Abraços Hermanos
    Dárion
    * * *

    ResponderExcluir
  5. A mente predadora é tão insistente na arte de tentar nos controlar que quando não consegue impor um pensamento para nos roubar energia impõe até músicas para cantarolarmos mentalmente e perdermos o nosso controle.

    Atenção plena é uma técnica budista antiga, chama-se satipatthana, as técnicas da atenção plena, só com a atenção plena conseguimos o controle.

    Vejam o exeplo do colega que recém postou sobre o mundo cinza, ele era levado lá noite após noite, guiado por uma força que não conhecia, apenas o fato de conhecer o que lhe era feito, a força que atuava sobre ele deve ter sido necessário para livrar-se do problema.

    Recomendo a quem quiser conhecer a técnica budista da atenção plena acessar o link: http://www.acessoaoinsight.net/sutta/MN10.php

    Intento a todos

    ResponderExcluir
  6. Nossa mente predadora está sempre inventando algo pra nos fazer perder energia. Se você está numa boa, com seu silêncio interior, de repente lembra-se de algo ou alguém que lhe faça querer sentir raiva. Ou então, atira-o numa preocupação prosaica, ou planos futuros, desconfiança, emfim, toda uma ladainha inútil que não leva a lugar nenhum.

    Bêni

    ResponderExcluir
  7. Uma das condições prediletas que os predadores adoram é a auto-piedade que D.Juan tanto martelava em Carlitos. A condição de "Poor Baby", coitadinho. Sentir asuto-piedade é uma das piores coisas para um Guerreiro caminhante.
    Dárion 27/10/2011 07:50
    In lak ech ala Kin
    * * *

    ResponderExcluir
  8. “A porção do Universo a que temos acesso é o campo de operações de duas formas radicalmente diferentes de consciências. Uma delas, a qual pertencem as plantas e os animais, incluindo o homem, é uma consciência esbranquiçada, jovem, geradora de energia. A outra é uma consciência infinitamente mais velha e parasitária, possuidora de uma imensa quantidade de conhecimento”.

    Além dos homens e outros seres que habitam esta terra, há no universo uma imensa gama de entidades inorgânicas. Estão presentes entre nós e em certas ocasiões são visíveis. Nós os chamamos fantasmas ou aparições. Uma dessas espécies que os videntes descrevem como enormes vultos voadores de cor negra, chegou em algum momento, da profundidade do Cosmos, e achou um oásis de consciência em nosso mundo. Eles se especializaram em nos ordenhar'".

    "Isso é incrível" — exclamei.

    "Eu sei disso, mas é a mais pura e aterradora verdade. Você nunca se perguntou sobre o porquê dos altos e baixos energéticos e emocionais das pessoas? É o predador que vem periodicamente recolher sua cota de consciência. Eles só deixam o suficiente para que continuemos vivendo, e às vezes nem para isso".

    "O que você quer dizer?"

    "Que às vezes exageram e a pessoa fica doente gravemente, e até morre".

    Eu não dava crédito a meus ouvidos.

    "Quer dizer que estamos sendo devorados em vida?", perguntei.

    Sorriu.

    "Bom, eles não nos 'comem literalmente, o que fazem é uma transferência vibratória. A consciência é energia e eles podem alinhar-se conosco. Como por natureza estão sempre famintos, e nós, pelo contrário, exudamos luz, o resultado desse alinhamento só pode ser descrito como depredação energética".

    "Mas por que fazem isso?".

    "Porque, num plano cósmico, a energia é a moeda mais forte e todos q querem, e nós somos uma raça vital, repleta de comida. Cada coisa viva come a outra, e o mais poderoso sempre sai ganhando. Quem disse que o homem está no topo da cadeia alimentar? Essa visão só pode ocorrer a um ser humano. Para os inorgânicos, nós somos a presa".

    Eu comentei que parecia inconcebível que entidades mais conscientes que nós chegasse a esse grau de rapina.

    Respondeu:

    “Mas o que você acredita que você faz quando come uma alface ou um bife? Você está comendo vida! Sua sensibilidade é hipócrita. Os depredadores cósmicos não são nem mais nem menos cruéis que nós. Quando uma raça mais forte consome uma outra inferior, está fazendo com que sua energia evolua”.

    "Já lhe falei que no universo só há guerra. As confrontações dos homens são um reflexo do que se passa lá fora. É normal que uma espécie tente consumir a outra; o próprio de um guerreiro é não lamentar por isso, mas tentar sobreviver".

    "E como nos consomem?".

    “Através de nossas emoções, devidamente canalizadas pela tagarelice interior. Eles desenharam o entorno social de tal modo que estamos todo o tempo disparando ondas de emoções que são imediatamente absorvidas. Eles gostam principalmente dos ataques do ego; para eles, esse é um bocado delicioso. Tais emoções são as mesmas em qualquer lugar do universo onde se apresentem e eles têm aprendido a metabolizá-las”.

    "Alguns nos consomem pela luxúria, a raiva ou o temor; outros preferem sentimentos mais delicados, como o amor ou a ternura. Mas todos eles estão interessados na mesma coisa. O normal é que nos ataquem pela área da cabeça, do coração ou do ventre, ali onde nós guardamos a maior quantidade de nossa energia".
    un extracto de Encontros com o Nagual
    Dárion 08:00 27/10/2011
    * * *

    ResponderExcluir
  9. Postei esse trecho para exemplificar que são nossos lampejos de emoções unidos co0m nosso eterno dialogo interno, sejam emoções nocivas ou não,amor ou ódio, piedade ou desprezo nos consomem da mesma maneira.
    Penso na verdade que temos três mentes, nossa mente primordial, veradeira a qual dificilmente damos credito e as outras duas,
    o ajinho e o diabinho que ficam azucrinando nossas cabeças o tempo todo.
    Dárion 08:05
    * * *

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo Dárion, acho que temos apenas duas mentes, mas a mente predadora ora se faz de boa, ora se faz de má, mas o que ela quer é o tapinha nas costas, o obrigado, a comparação, a bajulação, ela é o próprio ego, o inimigo primeiro do guerreiro em sua jornada.

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal,
    É impressionante a quantidade de vozes que aparecem quando estamos em transição para o sono, as vezes fico tentando ouvi-las, e falam coisas complexas que não sei porque falaram. Fico me questionando se essas vozes são minhas ou se são externas, mas são muito complexas e dizem coisas que não teria o porquê de eu pensar.
    Outra coisa que tenho dúvida e que talvez vocês poderiam me ajudar, é em relação ao que Dom Ruam disse sobre a recapitulação.
    Como posso fazer a recapitulação? Isso realmente é importante? É só me lembrar das coisas que passei ou tentar fazer algum exercício respiratório?
    abraço

    Rafael.

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal,
    É impressionante a quantidade de vozes que aparecem quando estamos em transição para o sono, as vezes fico tentando ouvi-las, e falam coisas complexas que não sei porque falaram. Fico me questionando se essas vozes são minhas ou se são externas, mas são muito complexas e dizem coisas que não teria o porquê de eu pensar.
    Outra coisa que tenho dúvida e que talvez vocês poderiam me ajudar, é em relação ao que Dom Ruam disse sobre a recapitulação.
    Como posso fazer a recapitulação? Isso realmente é importante? É só me lembrar das coisas que passei ou tentar fazer algum exercício respiratório?
    abraço

    ResponderExcluir
  13. Rafael, leia essa postagem sobre a recapitulação, ali fiz um resumo da obra, ou a maior parte dela:

    aui no blog, no link: http://inconfidenciaguerreira.blogspot.com/2010/10/recapitulacao-porta-magica-para-o-mundo.html

    intento

    ResponderExcluir
  14. Importante? Recapitulação é tudo Professor! E só agora fui perceber isso graças aos amigos guerreiros que aqui sempre estão lado a lado nessa jornada. Intento.

    Bêni

    ResponderExcluir
  15. como sempre belo relato guerreiro. esclarecedor.
    estava justamente conversando com um amigo sobre o porque de nos sentirmos incomodados com alguma situação que nos acontece. se prestassemos um pouquinho de atenção veriamos que mão ficamos chatiados com o fato em si mas com a interpretação que a mente faz dos fatos. as coisas são como são e não são boas e nem más . é a mente que faz uma "leirura" do fato e o valora. se estivermos focados plenamente no agora as coisas simplesmente acontecem e a tendencia é a pessoa tomar decisoes mais acertadas pois não terá a mente ponderando se é certo ou errado , quais são as consequensias , o que vão pensar de mim...


    Puri

    ResponderExcluir
  16. Enio, onde fica essa mente predadora, tipo ela fica bem em cima da cabeça grudada, ou fora do ovo luminoso, como que é isso amigo? é uma sombra preta também?
    .
    ..

    Tolteca*

    ResponderExcluir
  17. Sabe, já vi como uma nuvem de energia branca opaca acima da cabeça, uma massa opaca de energia, mas é um objeto ligado ao nosso ovo de luz, contudo externo a ele, como um apêndice acima dele.

    ResponderExcluir
  18. que período da Vida eles são instalados? tem algo especifico tipo adolescência?
    .
    repare como as crianças são puras cheias de energia, bem diferente dos adultos com a instalação cheios de eus, confusos, tristes fracos...

    Tolteca*

    ResponderExcluir
  19. Sabe tolteca, não vi esta maturação per si, mas ligando as visões que já tive, o próprio homem, guiado pelos voladores, alimenta a criação desta mente, quando educa as suas crianças e as socializa, é um processo social, orientado pela mente existente nos adultos, e ainda orientada pelos voladores, um processo gradual, onde esta mente cresce a medida que crescemos, até tomar o controle de nossas vidas por completo. Mas, acredito que o processo siga junto com o que chamamos de maturidade das pessoas.

    ResponderExcluir
  20. Entendi deve ser isso mesmo uma socialização desde pequenos moldados, com tempo fica fácil pra eles...

    Grato pelo blog, acompanhando...
    Abrçs

    Tolteca*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por partilhar do intento da transformação global

As mais lidas (se gostas de multidão)

A mariposa, a morte, e o espírito

O fim da linhagem de Don juan, a prisão de Castaneda e o legado das bruxas

As dúvidas na caminhada: entre ser tudo e não ser nada