Recapitulação, a porta mágica para o mundo dos feiticeiros


 “Se você estiver cheio até a borda com itens da sua vida cotidiana, não há espaço para nada novo... Os feiticeiros dos tempos antigos acreditavam que a recapitulação da sua vida abria esse espaço. Ela faz isso e muito mais, claro.” (CASTANEDA, P. 180, 2002)

Encontrar o poder mágico que temos adormecido dentro de nós não é fácil, eu mesmo venho tentando encontrá-lo desde meados de 1994 e só agora começo a ver os seus sinais. Segundo Castaneda, o mundo é muito mais do que os nossos processos cognitivos podem captar de forma ordinária, é um vasto mundo mágico de inconcebível vastidão, contudo, estamos tão entupidos do lixo de nossas vidas cotidianas e com a nossa mesquinha arrogância de pensar que somos imortais que não gastamos tempo e energia na busca do ser mágico que realmente somos.

Geralmente o homem necessita de uma sacudida do Espírito, da forma maior que rege o mundo, para realmente começar essa busca, pois estamos imersos de tal forma na ilusão de que essa nossa realidade é a única possível que nem cogitamos a busca de algo mais. No meu caso o assalto do espírito aconteceu na forma de uma moléstia física grave, que abalou as minhas estruturas e me fez pensar na efemeridade da vida e nos que existiria além do que podemos ver, tocar ou sentir. O toque do Espírito acontece assim, na vida de todos nós, o que vem a mudar é a forma que usamos esse impulso dado pelo infinito. Em mim o toque do espírito veio a surti efeito anos depois de efetivamente ter acontecido, durante esse tempo houve uma incessante luta interna entre os padrões sociais e a minha busca mágica que batia a minha porta.

Hoje consigo ver com clareza certos fatos que me aconteceram desde o toque do Espírito e o efetivo despertar, este que está se processando em minha vida, até que em seu ápice, caso eu tenha energia para tanto, venha me transformar em um ser efetivamente conectado com o Espírito, com o Infinito. Contudo o que venho a falar-lhes hoje e acerca de um assunto que muita gente tem me pedido para comentar aqui neste humilde espaço, a recapitulação. Como eu havia dito acima, desde o momento do toque do espírito até o começo de minha caminhada rumo ao despertar, demorou ainda um bom tempo, o trecho do livro O lado ativo do infinito que citei na introdução desse texto responde a essa questão de forma sucinta. É necessário removermos todo o lixo de nossas vidas para dar espaço ao mundo mágico que podemos ter acesso, isso é um fato que comprovei com as práticas, e o objetivo desse texto é ajudar a quem quer que seja, a limpar o lixo de sua vida, e o elo de conexão com o Espírito.

A recapitulação, a grosso modo, consiste no ato de reviver todo o seu passado, de forma igual ou até mais intensa, liberando as energias alheias e recuperando a sua própria energia que foi perdida ao longo de sua existência. É um ato mágico de poder que serve para desamarrar você de todo e qualquer evento e seu passado, desde os mais desgastantes até os mais simples que você possa ter vivido. Cabe ressaltar aqui que não é um exercício meramente psicológico ou mental, como a psicanálise, pois ele não é feito no campo intelectual, mas participa exclusivamente da parte energética de nosso corpo. É uma forma do guerreiro esvaziar-se, limpar o seu edifício do ego e iniciar uma nova etapa em sua vida, livre de amarras, livre da história pessoal.

O primeiro passo nessa tarefa, que digo de antemão, vai levar uma vida inteira, é começar a elaborar uma lista completa de toda a sua vida. Começando dos eventos mais atuais, até o seus nascimento e até antes, na vida intra uterina, faça uma lista mais detalhada possível de seu passado. Segui a recomendação de Castaneda e fiz uma lista separada pelas pessoas que conheci em minha vida, depois a aperfeiçoei e fiz uma lista de locais que eu morei, dividi esta em trabalhos que tive e depois em pessoas que conheci, mas cada um pode fazer da forma que mais se adéqüe a sua memória. Inicialmente o exercício começará a ter um efeito em sua vida, ele começara a agitar profundas lembranças em sua vida, contudo, elas serão ainda superficiais, é importante concentrar-se na tarefa e no intento de esvaziar-se com o exercício, pois durante o processo você verá imergindo de todo esse lixo o seu verdadeiro eu, perdido há muito tempo em seu passado.

Terminada a lista, devemos então começar a recapitulação. Ela deve ser feita em um lugar tranqüilo, escuro de preferência em que a pessoa possa ter tranqüilidade. EU particularmente gosto de fazer a recapitulação com uma música suave de fundo, que muitas vezes nem é escutada em níveis mais profundos do exercício e em outras serve até como condutora para certos eventos e sentimentos. No local a pessoa deve estar tranqüila e a vontade para chorar, sorrir, gritar, ninguém sabe as reações que a recapitulação pode trazer até fazê-la de fato. De olhos fechados a pessoa deve suavizar a respiração, aquietar a mente dentro do possível e começar a lembrar das pessoas da lista, uma a uma, na ordem que foi feita. Cada pessoa da lista deve ser lembrada em todos os aspectos. Lembro que esse primeiro passo é marcado pela rigidez, então tente se manter na seqüência, mas não force nada se as lembranças tangenciarem para algum outro lugar de seu passado, o importante é manter o intento de remover os lixos do passado por completo.

Existem algumas coisas que na minhas práticas vi serem úteis a recapitulação. Uma delas é estar sentado, coluna ereta em um local bem macio e confortável, vi que meia luz ajuda mais que a escuridão total ou a claridade total. A noite ou a madrugada são horários que facilitam o processo, pois a atenção das pessoas não está focada em você, muitas dormem e isso também ajuda. Existem ainda as respirações que Castaneda ensina em seus livros, na prática vi que existem momentos em que elas ajudam, em outros elas são inúteis, deixe o seu corpo decidir por si só, ele sabe muito mais coisas que sua mente. A respiração inicial da recapitulação, que recomendo fazer sempre, é bem simples, tire todo o ar dos pulmões, vire a cabeça para o ombro direito, inspire lentamente girando a cabeça para o ombro esquerdo, depois vire a cabeça para frente e exale todo o ar. Essa respiração deve ser feita sempre antes de iniciar a recapitulação. A mesma respiração serve para inalar a energia em eventos em que você sente que perdeu energia, eventos que te enfraqueceram, quando a fizer no meio da recapitulação, sinta a energia retornando a um ponto um pouco abaixo de seu umbigo (e para o útero se for uma mulher). Existe ainda uma respiração para eventos em que você sente que atraiu a energia de alguém para você, ela é o oposto da respiração anterior, consiste em inspirar o ar com a cabeça voltada para frente, virar a cabeça para o ombro esquerdo e exalar lentamente o ar enquanto vira a cabeça para o ombro direito, sentir que a energia sai da área debaixo de seu umbigo para a pessoa (na mulher do útero). É importante colocar aqui que a energia de outras pessoas que se acumulam em nós não nos fortalece como podemos pensar a um primeiro momento, pelo contrário ela nos apega a pessoa, nos descaracteriza agregando traços da personalidade da outra pessoa em sua própria. Intuitivamente sabemos disso e podemos constatar tal premissa quando vemos o quanto as pessoas ficam parecidas quando convivem juntas. Lembremos aqui que o objetivo da recapitulação e removermos o lixo de nossas vidas, tudo que não é nosso, nos livrarmos do passado para poder seguir a mágica que a vida nos permite ter.

A primeira parte do trabalho é extremamente rígida e tem os seus motivos, é disciplinar o processo de recapitulação. Por motivos que não vou explanar aqui, existem poderosas forças que agem contra a pessoa que recapitula fazendo com que ela muitas vezes pare o exercício, deixe-o de lado, mas é importante a persistência no início para colher os louros no futuro. Segundo Don Juan, “a medida que recapitulamos as nossas vidas, todo o entulho chega a superfície. Percebemos as nossas inconsistências, nossas repetições, mas algo em nós coloca uma tremenda resistência para recapitularmos. Os feiticeiros dizem que o caminho fica livre apenas depois de uma revolução gigantesca, depois de aparecer em nossa tela da memória um evento que meche com as nossas bases com uma clareza de detalhes aterrorizador.” Durante várias vezes em minha vida eu mesmo havia começado a recapitulação e a deixado de lado, não via resultados imediatos e a nossa natureza mesquinha tende a sempre procurar resultados dessa natureza para os nossos empreendimentos, é algo que fomos criados para acreditar, algo necessário para manter o sistema como está.

Esses passos colocados aqui são o suficiente para uma prática eficaz da recapitulação, mas é bom frisar certos elementos da espreita. Quando a espreita se avança, ela se torna parte de nossa vida. Existirá um evento chave que será vivenciado como uma lembrança vívida em nossas recapitulações, esse evento era chamado pela Velho Nagual como “o condutor”, que é um evento que transforma o nosso ato de recapitular e conseqüentemente a nossa própria vida. “Os feiticeiros chamam aquele evento de condutor, porque daí em diante cada evento que mencionamos é revivido, não meramente lembrado.” É esse o ponto em que o verdadeiro exercício mágico da recapitulação acontece, todo o resto fica como sendo um mero aquecimento para a verdadeira prática. 

“A claridade do condutor trouxe um novo ímpeto para a minha recapitulação. Uma nova disposição substituiu a antiga. Dali em diante, comecei a lembrar eventos de minha vida com uma clareza enloquecedoura... Na verdade, não via nenhum valor nesse exercício inútil de recapitulação que Don Juan me havia imposto. Para mim, era uma tarefa que instantaneamente me cansava e fazia apenas me mostrar a minha incapacidade de concentração.” (CARLOS, P. 199, 2002)

Na verdade eu segui o mesmo pensamento que Castaneda expõe acima durante um bom tempo, eu não havia conhecido a força do condutor. Não sei se não estava preparado ou ainda não tinha energia suficiente para recapitulação, ou até se era apenas preguiça mesmo. Contudo, desde que comecei, depois do toque do Espírito a recapitular, tudo aconteceu de uma maneira bem diferente para mim. Inicialmente sempre começo a recapitulação como um processo mental. A primeira dificuldade que sempre tenho é a concentração, levo um pequeno espaço de tempo até aquietar a minha mente, e para isso sempre focalizo a minha atenção na respiração. Então vou no item que desejo recapitular e ali me entrego a cena. Geralmente entro na cena como se fosse em um sonho, sinto meu corpo adormecer e consigo entrar no evento e revivo a cena. Muitas vezes nem mesmo faço as respirações, mas sempre me concentro na área abaixo do meu umbigo e tento tatear a cena com tentáculos que saem dessa área. Vejo a cena muitas vezes como espectador, outras como se estivesse vivenciando a cena, não faz diferença de fato o importante, como já disse é manter o intento no exercício. Ainda quero falar que é normal cair no sono no decorrer do exercício e ainda ter sonhos lúcidos quando dormimos executando a espreita, isso é normal, já que estaremos contando com energia extra graças ao que recuperamos durante o processo de recapitulação.

No livro que cito aqui nesse pequeno texto, A porta para o infinito, O Velho Nagual ainda cita uma opção oculta no exercício de espreita. “ No caso da recapitulação, a opção secreta que somente os feiticeiros fazem é escolher intensificar a sua mente verdadeira.” Grifei esse aspecto pois o acho de suma importância no caminho dos guerreiros. Citei no começo do texto que com a recapitulação voltamos a ser o que fomos um dia e não um aspecto das vivencias que tivemos, uma salada de nossas interações. Pois bem, existe uma força no nosso mundo, que de alguma forma que não vou discorrer hoje, nos dá uma mente, uma forma de pensar coesa, igual em sua essência para todas as pessoas, é a forma que já descrevi aqui nesse espaço como a MENTE SOCIAL (link aqui) “A outra mente que todos temos e compartilhamos, eu diria, é um modelo barato: um poder econômico, o mesmo tamanho serve para todos.” Como eu já disse antes, ninguém efetivamente se conhece, conhece a sua capacidade sem conhecer a sua verdadeira mente, seu verdadeiro eu, esse que fica escondido embaixo de todo o lixo de nossas vidas, que nos torna pessoas pesadas, duras, sem vida. Observem as crianças, sua alegria, sua leveza, parecem flutuar sobre a terra, enquanto os adultos andam pesados, cansados, duros, com os olhos que não refletem nada, além de suas próprias preocupações que nada mais são que as preocupações da Mente Social de manter o sistema.

Existe uma fase do processo de recapitulação, quando já estamos mais avançados no processo, em que situações serão recapituladas expontâneamente durante o nosso dia, algumas surgirão como pequenas lembranças, outras virão como um turbilhão de emoções e imagens que romperão a nossa frente, nos abarcando por completo, literalmente tirando os nossos fôlegos. Eu particularmente estou em um processo em que inclusive vários sonhos antigos, de longa data são recapitulados no processo, e isso é normal, pois nos sonhos também passamos por processo idêntico ao processo de perda e agregação energética em nosso corpo de luz, o aparecimento desses eventos e lembranças expontâneas, por exeperiência própria, é um claro sinal de que sua verdadeira mente está começando a emergir de dentro de todo o lixo de sua vida.

Pois bem colegas, caminhantes, guerreiros no caminho, espero que mais essa humilde contribuição venha a ajudar alguém no caminho para o conhecimento e para o despertar, para o caminho mágico do homem, espero ter clareado aqui uma das maiores heranças da linhagem do Nagual Juan Matus para o homem moderno, a recapitulação, a chave mágica que pode abrir as portas do desconhecido para o homem, um conhecimento que durante várias gerações ficou escondido e hoje está em nossas mãos. Não quero com esse texto simples a concordância ou discordância de ninguém, não é esse meu objetivo, o campo intelectual, quero apenas compartilhar uma prática que para mim deu certo e que pode ser um caminho concreto na vida de qualquer pessoas que esteja disposta a tentar, a arregaçar as mangas e a começar a caminhar rumo ao desconhecido destino mágico do homem.

O meu intento de liberdade a todos os guerreiros caminhantes em sua busca.

Comentários

  1. Tentei fazer a recapitulação, recapitulei um acontecimento recente que me marcou bastante, tava muito mal com isso quando eu estava lembrando dos acontecimentos uma coisa meio estranha me acontecia, me mexi varias vezes e me senti meio mal durante as lembraças mas depois me senti bem melhor e agora o fato é só uma lembrança que não traz carga nenhuma. Não sei se fiz certo a recapitulação e nem se me sentir melhor era o objetivo do exercicio, o que você acha Enio?

    ResponderExcluir
  2. Stev, o caminho realmente é esse, livrar-se da lembrança e resgatar as energias presas ali, com isso nos sentimos energizados, renovados para seguir em frente. Se você sentiu a energia de volta, e o assunto recapitulado se foi de suas lembranças, você cumpriu essa recapitulação. Lembre-se, esse é um exercício de uma vida inteira, aproveite a energia e continue recapitulando.

    Intento

    ResponderExcluir
  3. Hum, entendi. Você tem um aliado? você é um nagual ou faz parte de um grupo de feiticeiros como o de Carlos Castaneda?
    Eu gostaria de te fazer umas perguntas (se possivel) voce usa msn, email ou algo assim?

    ResponderExcluir
  4. Stev, tenho alguns aliados e sou parte de um grupo que está se formando, sou direcionado por um nagual da segunda atenção, Juan Cortez, que já partiu. A minha configuração é como a de um nagual, dupla, mas para ser um nagual a história é mais longa, mas quem sabe um dia. Meu msn é ewalfilho@hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por partilhar do intento da transformação global

As mais lidas (se gostas de multidão)

A mariposa, a morte, e o espírito

O fim da linhagem de Don juan, a prisão de Castaneda e o legado das bruxas

As dúvidas na caminhada: entre ser tudo e não ser nada